15/03/2010

2º CAMPEONATO DA JUSTIÇA DE FUTEBOL SUÍÇO - Regulamento


REGULAMENTO GERAL
I - DOS OBJETIVOS:
** Art. 1º - Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem do 2º CAMPEONATO DA JUSTIÇA DE FUTEBOL SETE LIVRE 2010, e determina aos que com ele tenham relações a tal obediência.
** Art. 2º - Serão considerados conhecedores do Regulamento todos os atletas e responsáveis das equipes e assim submeter-se-ão sem restrições, a todas as consequências que dele possam emanar.
** Art. 3º - A competição tem por finalidades principais:
a - Um maior congraçamento sócio-desportivo entre os associados do Clube.
b - Proporcionar integração entre os envolvidos, exaltando a prática esportiva.
c - Salientar a boa relação de amizade de todos os participantes.
d - Difundir a prática desta modalidade.

II - DA ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE DISPUTA:
** Art. 4º - Este Campeonato é promovido e organizado pela OAB – Subseção Toledo.
** Art. 5º - Sistema de disputa: (01 chave com 05 equipes).
1ª FASE: Jogam todos contra todos, classificando os 04 (quatro) primeiros para 2ª fase, ficando fora apenas 5ª colocada.
2ª FASE: Será composta pelos seguintes confrontos: 1º JOGO (1º colocado da 1ª fase x 4º colocado da 1ª fase) - 2º JOGO (2º colocado da 1ª fase x 3º colocado da 1ª fase).
3ª FASE (Final): Será composta pelos seguintes confrontos: (Vencedor 1º jogo da 2ª fase x Vencedor 2º jogo da 2ª fase).
** § 1º – Na 2ª fase terão a vantagem do empate na prorrogação as equipes classificadas em 1º e 2º lugar na fase anterior. Na Final não haverá vantagem para ninguém, em caso de empate, prorrogação de 02 (dois) tempos de 05 (cinco) minutos e persistindo o empate disputa de pênaltis, sendo 03 (três) batedores cada equipe e após será alternado, até se encontrar um vencedor.
** § 2º - Não haverá disputa do 3º colocado, sendo que tal título será do perdedor do campeão do 2º Campeonato da Justiça, na 2ª fase.

III - DOS PARTICIPANTES:
** Art. 6º - Estarão habilitados a participar todos as pessoas vinculadas com o Judiciário.

IV- DOS REPRESENTANTES DAS EQUIPES:
** Art. 7º - Cada equipe terá seu representante, cujas atribuições serão:
- Fazer cumprir e transmitir aos seus atletas o presente regulamento.
- Transmitir a sua equipe os boletins informativos com as datas e horários de jogos.
- Recorrer a Comissão Organizadora em caso de irregularidades verificadas.
- Fornecer a numeração dos atletas 10 (dez) minutos antes do início de cada jogo.

V - DO UNIFORME:
** Art. 8º - Camisas padrões, e calções e meias similares (meião).

VI - DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA:
** Art. 9º - Os casos de irregularidade no decorrer do Campeonato, recursos ou dúvidas, serão resolvidos mediante parecer da COMISSÃO DISCIPLINAR ESPORTIVA organizadora da competição.

VII - DAS PENALIDADES:
** Art. 10º - Na realização do Campeonato, sofrerão perda de pontos as equipes que infringirem algum dos artigos ou parágrafos constantes neste regulamento.
** Art. 11º - Considerar-se-á uma tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para o início do primeiro jogo de cada rodada. Todos os jogos terão seu início previamente marcado.
** Art. 12º - O atleta ou técnico que estiver cumprindo pena disciplinar, não poderá ficar no banco de suplentes, e não poderá importunar a arbitragem, sob pena de ser eliminado da competição.
** Art. 13º - A equipe que se apresentar em campo com menos de 5 jogadores, sofrerá WO, perdendo os pontos e a partida pelo placar de 05 x 00.
** § Único – Se no decorrer da partida a equipe ficar reduzida a menos de 5 jogadores e a partida estiver empatada, esta perderá a partida pelo placar de 01 x 00. Caso esteja perdendo, o jogo será encerrado pelo placar que estiver.

VIII - DAS NORMAS DISCIPLINARES:
** Art. 14º - Fica suspenso por 02 (dois) minutos da partida:
a) O atleta que receber cartão amarelo, ficando a equipe deste, com 1 (um) jogador a menos, podendo retornar ao campo de jogo no término desse tempo.
** Art. 15º - O atleta que receber cartão azul será excluído da partida, não podendo permanecer no gramado, onde sua equipe jogará 02 (dois) minutos com 01 (um) jogador a menos.
** Art. 16º - Fica suspenso por 01 (um) jogo:
a) - O atleta ou membro da comissão técnica que receber 02 (dois) cartões amarelos, 02 (dois) cartões azuis ou 01 (um) cartão vermelho (sob pena de julgamento). Em caso de cartão vermelho, a equipe infratora jogará o restante da partida com 01 atleta a menos, não poderá ser substituído.
b) - O atleta ou membro da comissão técnica citada em súmula por prática de irregularidade, mesmo após o término do jogo.
** § Único - O cartão vermelho elimina os demais cartões recebidos na mesma partida. Os cartões serão zerados no término da 1ª fase (salvo quando jogador receber o 2º cartão amarelo, o 2º cartão azul ou cartão vermelho na última partida de sua equipe na 1ª fase, onde o mesmo deverá cumprir efeito suspensivo). Já nas fases seguintes, os cartões serão cumulativos.

IX – DA CONTAGEM DE PONTOS:
** Art. 17º - A contagem de pontos será a seguinte:
a) – Vitória: 03 (três) pontos para a equipe vencedora;
b) – Empate: 01 (um) ponto para cada equipe;
c) – Derrota: 00 (zero) ponto para a equipe perdedora;
** Único - Em todos os jogos, que terminem empatados o desempate far-se-á recorrendo à marcação de pontapés da marca de grande penalidade. Será realizada uma série de 3 penalidades e caso o empate se mantenha, séries de um, até se encontrar um vencedor.
a) - Vitória nas penalidades: 01 (um) ponto para a equipe vencedora


X - CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
** Art. 18º - Aplica-se o seguinte:
1º - confronto direto entre as empatadas em pontos na fase;
2º - menor nº de cartões: amarelo (01pt.) e vermelho (03 pts.), somam-se os valores;
3º - maior nº de vitórias entre as empatadas na fase,
4º - melhor saldo de gols entre as empatadas na fase;
5º - maior nº de gols pró entre as empatadas na fase,
6º - defesa menos vazada entre as empatadas na fase;
7º - sorteio;

XI - DOS RECURSOS:
** Art. 19º - Caberá o direito a recurso contra irregularidades observadas durante a competição, sempre que uma equipe puder comprovar que alguma outra deixou de cumprir as exigências do presente Regulamento.
** Art. 20º - Os recursos serão dirigidos ao Departamento de Esportes do Clube num prazo de no máximo 24 (vinte e quatro) horas após o ocorrido, não sendo considerados os que não estiverem acompanhados de suas respectivas provas e assinado pelo representante da equipe.
** Art. 21º - Contra a arbitragem não caberá recurso algum.

XII - DAS REGRAS TÉCNICAS:
** Art. 22º - A equipe que cometer 05 (cinco) faltas sofrerá a partir da 6ª (sexta), punição com tiro livre direto. O tiro livre será na marca de 12 metros, devendo o goleiro ficar com os pés em cima da linha até que o jogador venha a bater na bola. A escolha do jogador que irá efetuar a cobrança do tiro livre direto fica a critério da sua equipe. A 5ª falta coletiva será comunicada ao árbitro da partida pelo mesário sob meio de um apito, e o árbitro comunicará o capitão da equipe. O 12 metros deverá ser batido direto ao gol (não será permitidos 02 toques).
** Art. 23º - O atleta que cometer 05 (cinco) faltas deverá ser substituído.
** Art. 24º - A mão intencional no campo defensivo será cobrada um tiro livre direto de 12 (doze) metros.
** Art. 25º - O Campeonato será disputado de acordo com as Regras Oficiais da Federação Paranaense de Futebol Sete.
** Art. 26º - Na 1ª fase, o campeonato será disputado em 02 (dois) tempos de 25 (vinte e cinco) minutos cada, com 05 (cinco) minutos de intervalo. Poderá ocorrer um aumento de tempo de jogo na segunda fase do torneio, para no máximo 30 (trinta) minutos.
** Art. 27º - Será validado o gol olímpico.
** Art. 28º - Todas as faltas poderão ser batidas diretamente no gol, não necessitando ser cobrada em 02 (dois) lances, mas com devida autorização do árbitro.
** § Único - O goleiro não poderá agarrar a bola quando esta for recuada com os pés, por um de seus companheiros. Caso cometa esta infração será marcada falta individual (goleiro) e coletiva, e será cobrado tiro livre indireto (02 toques), sob a linha da área, no local mais próximo da infração. Caso sua equipe já tenha cometido 05 (cinco) faltas, será cobrado o tiro 12 (doze) metros.

XIII - DAS SUBSTITUIÇÕES:
** Art. 29º - Poderão ser efetuadas quantas substituições forem necessárias, devendo o atleta que for entrar em campo, aguardar o seu companheiro cruzar a linha lateral para adentrar.
** Art. 30º - Todo o atleta, devidamente fardado, deverá jogar no mínimo 10 minutos da partida, sob pena de a sua equipe perder os pontos da partida, casa haja recurso da equipe adversária.

XIV - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
** Art. 31º - Ao Departamento de Esportes compete:
a) - Dirigir a competição baseando-se neste Regulamento;
b) - Nomear auxiliares para o bom andamento dos trabalhos;
c) - Prestar a Diretoria do Clube informações sobre qualquer irregularidade;
d) - Deliberar quanto às irregularidades cometidas pelos atletas e equipes;
e) - Providenciar premiação;
f) - Elaborar os programas para as disputas;
g) - Designar árbitros e demais autoridades para os jogos;
h) - Designar os locais e horários para as disputas;
i) - Providenciar a divulgação dos jogos programados, bem como os resultados obtidos dos mesmos;
j) - Coordenar o arbitral;
k) - Apreciar recursos;
l) - Controlar a documentação dos inscritos;
m) - Resolver os casos que possam suscitar dúvidas de interpretações bem como os casos omissos;
n) - Marcar novas partidas somente nos seguintes casos:
1 - a rodada ainda não foi iniciada.
2 - a partida ainda não completou 75% de jogo.
** § único - Fora os casos acima citados, na letra “n” será mantido o placar do jogo, até o momento da interrupção. O Departamento de Esportes tem totais poderes para: cancelar, transferir e marcar novas partidas.
** Art. 32º - As equipes firmam no ato de sua inscrição, a concordância com as determinações expressas neste Regulamento Geral.

XV - DAS RODADAS:
** Art. 33º - As rodadas serão realizadas nas 4ª e 6ª feiras, com início às 19h00 com tolerância de 15 minutos para o primeiro jogo. Caso a equipe já esteja composta por 7 (sete) atletas o jogo terá que ser iniciado no horário previsto não sendo necessário a tolerância prevista.
** Art. 34º - Os expectadores (inscritos ou não na competição) que estiverem causando tumulto com ofensas e palavras de baixo calão durante as partidas, serão relatados em súmula e irão para julgamento pela Comissão Disciplinar Esportiva (atletas) ou Diretoria (associados não-inscritos na competição).
** § único - Em caso de chuva, confirmar a realização da rodada no Clube da Justiça a partir das 17h00. Se a rodada for cancelada, a mesma rodada fica transferida para data seguinte (4ª ou 6ª feira).

Departamento de Esportes


2º Camp. Da Justiça de Futebol Sete Livre 2010

RELAÇÃO DAS EQUIPES

1.
CARTÓRIO BARÃO
Marcelo Laurindo
2.
GLOBO CONTABILIDADE
Buda
3.
COLÔNIA
Cláudio

4.
EQUIPE 4
Ortiz

5.
CANÁRIO MULTIMARCAS
Dayro

Nenhum comentário: